De acordo com muitos, Dom Quixote é um homem louco com uma grande criatividade que acaba confundindo a realidade com sua imaginação. Podemos dizer, que por consequência de tantas leituras de obras de cavalaria, Quixote se torna um fidalgo apaixonado em busca de Dulcinéia, sua princesa. Dom Quixote tem a companhia de seu fiel companheiro, Sancho Pança, homem que possui uma visão mais realista comparado ao cavaleiro.
Esses dois personagens da história se contrastam; Na vida real, podemos citar dois tipos de pessoas: As sonhadoras e as realistas. Aqueles que vivem e realizam seus projetos e aqueles que vivem apenas por viver, sem objetivo algum.
Podemos relacionar Dom Quixote á um louco adolescente apaixonado. Típico adolescente que apenas pensa em sua/seu amada/amado e esquece de suas responsabilidades e compromissos, passa a achar que a vida é um mar de rosas e apaga o lado ruim de sua mente... Até que, a realidade vem à tona quando algo não esperado ou não planejado acontece. Outro exemplo de pessoa como o fidalgo Quixote, é a criança ingênua que acorda pensando em brinquedos e dorme pensando nos contos de fadas. Porém, como tudo que é bom dura pouco, a criança cresce e vira um adulto, que acorda pensando em trabalho e dorme pensando em contas para pagar. Mais uma vez a realidade veio á tona.
Não podemos esquecer de mencionar os personagens da paródia de cavalaria, que tentam mostrar a realidade para Dom Quixote, mostra-lo o quanto ele está sendo louco e sem razão. Esses acabam com a fantasia do cavaleiro. Em relação a vida real, esses personagens podem ser comparados ás pessoas que querem acabar com o sonho de alguma pessoa, desmotivando-a e mostrando-a o quanto é sem nexo e irreal o que ela quer alcançar. Podemos exemplificar essa situação da seguinte maneira: Uma mãe que quer o filho para seguir a carreira de advogado ou médico, enquanto o filho sonha em ser um violinista muito talentoso e famoso, a mãe (pensando no futuro do filho e na probabilidade) mostra a realidade, dizendo o quanto é improvável e difícil.
ass: Laura Graciano
Nenhum comentário:
Postar um comentário